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5 usos do ChatGPT na gestão de pessoas

novas ferramentas digitais surgem com o intuito de facilitar a vida das pessoas, otimizar processos e causar grande transformação na forma de trabalho. Uma dessas ferramentas que impactou o mundo digital foi o modelo de linguagem baseado em inteligência artificial generativa ChatGPT.

Todos os anos novas ferramentas digitais surgem com o intuito de facilitar a vida das pessoas, otimizar processos e causar grande transformação na forma de trabalho. Uma dessas ferramentas que impactou o mundo digital foi o modelo de linguagem baseado em inteligência artificial generativa ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.

Essa ferramenta digital marca uma evolução tecnológica significativa, inaugurando uma nova era no mercado dedicada ao desenvolvimento de IAs cada vez mais eficientes, capazes de aprimorar a eficiência e eficácia em diversas profissões.

Ter conhecimento desta ferramenta e saber como usá-la no seu dia a dia é fundamental para áreas distintas do conhecimento, pois uma ferramenta como o ChatGPT se integrou a processos básicos do dia a dia, sendo utilizado em escolas, empresas, clínicas, jornais e agências para diversas finalidades.

O seu uso também está presente na gestão de pessoas e neste artigo você vai conhecer de que forma essa ferramenta pode ser inserida na suas atividades diárias e como ela pode otimizar os processos do setor de gestão de pessoas da sua empresa. Tenha uma ótima leitura!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma poderosa ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. Baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), esse modelo é treinado com uma quantidade massiva de dados textuais, capacitando-o a entender e gerar respostas em linguagem natural. O termo “Chat”, em ChatGPT, reflete sua capacidade de realizar conversas interativas, onde o sistema pode responder a perguntas, fornecer informações ou até mesmo simular diálogos em diversos contextos.

A força do ChatGPT reside na sua versatilidade para uma ampla gama de aplicações, desde assistentes virtuais até chatbots avançados. Sua capacidade de compreender o contexto da linguagem humana e gerar respostas coerentes e relevantes o torna uma ferramenta valiosa em diversas áreas.

Como aplicar o ChatGPT na gestão de pessoas?

O setor de gestão de pessoas realiza diversos tipos de atividades que requerem tempo, que muitas vezes, poderia ser utilizado para planejar e executar tarefas mais complexas e estratégicas.

Com o ChatGPT, algumas dessas tarefas podem ser otimizadas, facilitando a vida do gestor de pessoas e garantindo uma entrega mais rápida e eficiente.

Confira a seguir cinco forma que você pode usar o ChatGPT nas suas tarefas diárias.

1 – Na comunicação interna

A comunicação interna é um pilar muito importante nas empresas e com o uso do ChatGPT ela pode se tornar ainda mais eficiente.

Ao integrar a ferramenta na comunicação interna das organizações é possível implementar chatbots, oferecendo um canal de comunicação instantâneo e acessível para os colaboradores obterem informações cruciais sobre políticas internas, benefícios, procedimentos operacionais e eventos corporativos.

Os chatbots não apenas respondem a consultas rotineiras, mas também podem ser treinados para entender a linguagem específica da empresa, garantindo respostas personalizadas e alinhadas com a cultura organizacional.

Essa abordagem não só agiliza a comunicação interna, reduzindo a sobrecarga no departamento de gestão de pessoas, mas também auxilia os colaboradores a obterem respostas instantâneas para suas dúvidas, promovendo um ambiente de trabalho mais transparente e participativo.

2- No Recrutamento e Seleção

Nesta atividade corriqueira da gestão de pessoas, o ChatGPT pode ser usado na triagem de currículos, identificando habilidades, experiência e formação que se adequem às condições da vaga. Dessa forma, o recrutador já terá uma pré-seleção dos currículos que se encaixam em determinadas vagas.

Outra forma que o ChatGPT pode ser utilizado é na criação de testes de conhecimentos e desafios técnicos para avaliar os candidatos com base nas suas habilidades sobre as atividades da vaga, gerando o resultado imediato ao candidato sobre seu desempenho.

Não podemos esquecer que ele também pode ser configurado como Chatbot para esclarecer dúvidas, dá feedback sobre o andamento de processos e quais serão as próximas etapas.

3- Na elaboração de treinamentos

Outro uso do ChatGPT é na elaboração de treinamentos com interação direcionados para cada setor da empresa com o objetivo de capacitar, tirar dúvidas e fornecer feedbacks.

Por exemplo, um colaborador recém admitido na área de atendimento precisa fazer leituras de manuais e assistir treinamentos para entender a rotina do setor.

Através de um treinamento estruturado pela IA, esse processo pode ser encurtado e mais direcionado, proporcionando um treinamento altamente eficaz. Além disso, a IA pode esclarecer dúvidas e sugerir material de leitura com base nas necessidades específicas de cada indivíduo.

A ferramenta também pode ser utilizada na simulação de situações práticas, pois permite criar cenários interativos, desafiando os colaboradores a aplicarem suas habilidades em ambientes simulados, preparando-os para situações que poderão enfrentar no seu dia a dia.

Contudo, esse processo de aprendizado personalizado precisa ser muito bem estruturado para funcionar de forma estratégica e eficiente.

4- Na análise de dados 

O ChatGPT pode desempenhar um papel significativo na análise de dados na gestão de pessoas, proporcionando uma abordagem mais acessível e interativa para extrair insights valiosos sobre vários tipos de dados.

Com alguns comandos é possível interagir com o ChatGPT para obter explicações sobre métricas, tendências e padrões presentes nos relatórios informados. Além disso, é possível formular perguntas para obter informações instantâneas e explorar previsões e tendências futuras com base nos dados já fornecidos.

Isso permite antecipar desafios, identificar oportunidades e tomar decisões em situações que possam impactar na empresa, como o aumento de pedidos de demissões.

5- Na otimização de processos criativos

Por fim, o ChatGPT pode ser usado para auxiliar na criação de materiais internos, criação de briefings para campanhas de endomarketing, sugestão de ações para realizar com os colaboradores, realizar brainstorming para atividades criativas e apoiar na construção de textos.

Ou seja, são muitas utilidades que podem agilizar o trabalho e otimizar a rotina dos profissionais de gestão de pessoas. 

Concluindo

A utilização de IAs nos ambientes de trabalho já é uma realidade e o uso de ferramentas como o ChatGPT se torna cada vez mais comum no dia a dia.

Essa ferramenta surge como auxílio na realização de atividades e seu uso pode trazer vários benefícios para o setor de gestão de pessoas. Contudo, é preciso saber como utilizar essa inovação de maneira ética, garantindo um ambiente de trabalho mais eficiente, transparente e centrado no colaborador.

Por fim, o ChatGPT é um aliado do setor de RH e ele não substitui o trabalho dos profissionais humanos. Além disso, as tarefas e os tons das mensagens precisam estar adequados a forma que a empresa se comunica, a sua cultura interna, linguagem, entre outros aspectos importantes.

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Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.
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