Popup Example
Botão WhatsApp WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Por favor, insira seu nome.
Por favor, insira um email válido.
Por favor, insira um telefone válido.

Adoção da IA nas empresas ainda é lenta, aponta estudo

Quase 70% dos funcionários afirmam que nunca utilizaram ferramentas de IA em suas atividades diárias.
70% dos funcionários afirmam que nunca utilizaram ferramentas de IA em suas atividades diárias.

Embora a Inteligência Artificial (IA) tenha sido amplamente promovida como uma ferramenta revolucionária para as empresas, sua adoção entre funcionários das empresas Fortune 500 ainda é limitada. Segundo uma pesquisa recente da Gallup, enquanto líderes empresariais buscam implementar a IA e priorizam sua integração, quase 70% dos funcionários afirmam que nunca utilizaram ferramentas de IA em suas atividades diárias.

Entre aqueles que usam a tecnologia, apenas 10% o fazem com alguma frequência, pelo menos uma vez por semana. Esses números, praticamente inalterados desde 2023, mostram que, fora do hype das redes sociais e da publicidade das BigTechs, a IA ainda está distante da rotina de muitos trabalhadores.

Entre os que utilizam IA no trabalho, 41% recorrem a essas ferramentas para gerar ideias, 39% para consolidar dados e 39% para automatizar tarefas básicas. Porém, uma barreira significativa persiste: apenas 6% dos trabalhadores se dizem muito confortáveis em usar IA em suas funções, enquanto um expressivo 32% se sente desconfortável com a tecnologia.

Curiosamente, o número de funcionários que se consideram preparados para trabalhar com IA diminuiu em seis pontos percentuais entre 2023 e 2024, indicando que, além da falta de familiaridade, há um crescente descompasso entre as expectativas e a realidade de uso.

Outro dado revelador é a ausência de planejamento e comunicação interna nas empresas. Apenas 15% dos colaboradores entrevistados dizem que suas organizações estabeleceram uma estratégia clara para integrar IA em suas práticas comerciais. Além disso, 60% afirmam que a empresa não dispõe de diretrizes ou políticas para orientar o uso de IA no trabalho. Para que a IA realmente gere impacto, líderes empresariais precisam de uma estratégia sólida, apoio em treinamento e diretrizes bem definidas.

Essa falta de alinhamento também se reflete na diferença de percepção sobre produtividade. Enquanto 60% dos empregadores acreditam que a IA está aumentando a produtividade dos funcionários, apenas 44% dos funcionários concordam. Além disso, 58% das empresas já implementaram IA para ajudar na gestão do fluxo de trabalho e na análise de dados, mas uma maioria de 63% dos funcionários usa a tecnologia apenas para revisar o próprio trabalho.

Esses dados apontam que, apesar das iniciativas de integração da IA, sua adoção real no ambiente de trabalho requer mais do que tecnologia avançada; exige liderança estratégica, treinamento adequado e uma comunicação clara para que os benefícios da IA sejam realmente percebidos e alcançados.

Fonte: The Shift

Picture of Anderson Santos

Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.
Todos os post

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos gratuitos para potencializar a sua gestão de pessoas.

Baixe o nosso app

* Campos Obrigatórios

* Campos Obrigatórios