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Pesquisa de clima: 5 benefícios para sua empresa

A pesquisa de clima organizacional consiste em avaliar o ambiente laboral em uma empresa, investigando os sentimentos dos colaboradores em relação às suas tarefas, gestores e colegas.
A pesquisa de clima organizacional consiste em avaliar o ambiente laboral em uma empresa, investigando os sentimentos dos colaboradores em relação às suas tarefas, gestores e colegas.

O ambiente de trabalho nas empresas está deixando de ser focado apenas em resultados e passando a focar em ser um ambiente harmônico, de qualidade de vida, trabalho e retenção de profissionais engajados e comprometidos com a cultura da empresa. Uma pesquisa de clima organizacional se torna uma ferramenta essencial para medir esse grau de satisfação dos profissionais.

A satisfação dos colaboradores impulsiona resultados nas empresas, criando defensores do negócio e profissionais comprometidos, executando suas atividades com dedicação e empenho. Isso, por sua vez, conduz a ganhos significativos em todas as áreas organizacionais.

Uma pesquisa de 2022 da Gallup, empresa norte-americana de pesquisas de opinião, mostrou que o nível de engajamento dos colaboradores alcançou a marca de 23%, registrando a maior média mundialmente. Isso se deu, principalmente, devido à retenção de funcionários e ao aumento da produtividade provocado pelas novas práticas de gestão.

A cada dia que passa, torna-se ainda mais essencial compreender seus colaboradores e compreender suas opiniões sobre o ambiente de trabalho, a empresa e os gestores. Com base nesses insights, é possível elaborar estratégias para fortalecer a cultura organizacional.

Neste post, você vai entender o que é e como funciona uma pesquisa de clima organizacional e seus benefícios para as empresas que desejam se destacar e evoluir como referência de bons locais para se trabalhar.

Esteja um passo à frente no planejamento estratégico da Gestão de Pessoas da sua empresa com o Calendário RH+DP 2024 do QuarkRH.

O que é a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional consiste em avaliar o ambiente laboral em uma empresa, investigando os sentimentos dos colaboradores em relação às suas tarefas, gestores e colegas. Ela identifica se estão contentes ou descontentes com o cenário profissional e como isso impacta suas atividades diárias e interações no trabalho.

Além disso, com os insights obtidos na pesquisa, é possível identificar áreas de melhoria e tomar medidas para promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório.

Essa ferramenta estratégica de gestão ajuda na prevenção de crises, na tomada de decisões estratégicas e na construção de uma cultura corporativa forte e alinhada com a missão da organização e com os desejos e anseios dos profissionais de todas as áreas da empresa.

Quais os benefícios da pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional bem estruturada deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e alinhada com o setor de gestão de pessoas, pois são inúmeros os benefícios para empresas e organizações.

Quando aplicada de maneira satisfatória, com uma análise de dados profunda e assertiva, a pesquisa de clima organizacional será usada como um guia para transformar o ambiente profissional, proporcionando uma série de benefícios que veremos a seguir.

01 – Visão profunda dos colaboradores

A pesquisa de clima organizacional permite conhecer os colaboradores, por meio de uma visão mais profunda e humana, baseada nos dados coletados. Dois objetivos principais podem ser destacados:

Identificar insatisfações: o que está causando essa insatisfação e como está afetando o desempenho e engajamento do colaborador.

Prevenir o turnover: identificar esses problemas reduz a desmotivação e consequente saída de profissionais talentosos da empresa.

02 – Engajamento e produtividade

Conhecer os anseios dos colaboradores ajuda na elaboração de estratégias para motivá-los e melhorar o ambiente de trabalho com práticas saudáveis e efetivas. Além disso, essas práticas ajudam a conectar os colaboradores com a missão da empresa, aumentando a satisfação e a produtividade.

Um colaborador engajado contribui para uma imagem positiva da empresa e gera mais resultados positivos no seu dia a dia profissional.

03 – Retenção de talentos

O maior desafio das empresas é reter bons colaboradores, que quando percebem que não estão sendo valorizados profissionalmente, procuram outras oportunidades. O que pode ser danoso para empresa, que precisará iniciar um novo processo de seleção que gera custos.

Com a pesquisa de clima organizacional, é possível identificar com antecedência esse motivos de insatisfação, elaborar estratégias para que esse colaborador se sinta valorizado, além da oportunidade de desenvolver programas de desenvolvimento de carreira.

04 – Tomada de decisões assertivas

Sendo parte do planejamento estratégico da organização, a pesquisa organizacional deve servir como norte para execução de estratégias focadas nos dados coletados. Ela deve fazer parte do planejamento estratégico de RH, possibilitando seu uso como ferramenta de gestão de pessoas.

Assim, o gestor de pessoas e seus superiores podem tomar decisões baseadas em dados concretos, garantindo a efetividade das estratégias e cumprindo o principal objetivo da pesquisa, que é identificar áreas de melhoria e tomar medidas para promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

05 – Construção de uma cultura organizacional saudável

Construir uma cultura organizacional saudável é o caminho para uma empresa de sucesso, pois entendendo os colaboradores e como seus anseios estão alinhados com a missão da empresa, será possível incentivar uma comunicação aberta e transparente, desenvolvendo um ambiente de confiança.

Ao contar com colaboradores motivados, felizes e comprometidos com a missão da empresa, está construirá uma reputação favorável no mercado. Isso se traduzirá em resultados financeiros mais favoráveis e também aumentará o alcance da marca, dos produtos e serviços, além de promover a cultura organizacional para um público mais amplo.

Por fim, a pesquisa de clima organizacional é realmente uma ferramenta essencial para empresas que querem crescer de forma sustentável, com profissionais engajados e preparados para alcançarem resultados extraordinários. 

A pesquisa de clima é um investimento no bem-estar da equipe e no sucesso a longo prazo da sua empresa. Com base nela, é possível criar um ambiente de trabalho melhor para todos.

Faça pesquisa de clima com o QuarkRH

Se você ainda não sabe como vai fazer a pesquisa de clima organizacional na sua empresa, o software de gestão de pessoas QuarkRH pode te ajudar.

Com o recurso Questionário, o gestor de pessoas poderá desenvolver a pesquisa de clima organizacional de forma rápida, simples e disponibilizar para preenchimento do colaborador direto na interface do nosso sistema.

Essa ferramenta é muito útil e pensada para facilitar o seu trabalho. E você poderá acompanhar as respostas, definir condições e confidencialidade nos questionários, que poderão ser usados para diversas atividades, sendo a pesquisa de clima, apenas uma das suas utilizações.

Além disso, com o QuarkRH você terá ao seu alcance todas as funcionalidades essenciais para transformar a gestão de pessoas da sua empresa. Confira mais recursos:

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Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.
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