A importância da comunicação interna para empresas

A comunicação interna é a principal ferramenta que uma empresa deve possuir, pois ela envolve o fluxo de informações, troca de ideias e desempenha um papel crucial no fortalecimento das relações entre os colaboradores.
A comunicação interna é a principal ferramenta que uma empresa deve possuir, pois ela envolve o fluxo de informações, troca de ideias e desempenha um papel crucial no fortalecimento das relações entre os colaboradores.

O ambiente de uma empresa precisa estar alinhado à cultura organizacional, valores e objetivos empresariais, assim, a forma que a comunicação flui dentro da empresa é imprescindível para que esses elementos sejam vividos e assimilados pelos colaboradores, resultando no sucesso de qualquer organização.

A comunicação interna é a principal ferramenta que uma empresa deve possuir, pois ela envolve o fluxo de informações, troca de ideias e desempenha um papel crucial no fortalecimento das relações entre os colaboradores, na promoção de um ambiente de trabalho saudável e na melhoria do desempenho organizacional.

Neste artigo, você conhecerá a importância da comunicação dentro das empresas, os canais que podem ser utilizados para essa atividade e seus benefícios. Boa leitura!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é o processo no qual acontece a transmissão de informação, mensagens e valores dentro de uma empresa utilizando canais internos, abarcando todos os níveis e departamentos, desempenhando um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional clara e alinhada. 

Essa ferramenta importante serve para divulgar informações relacionadas a políticas da empresa, atualizações sobre projetos, metas, eventos e quaisquer outras mensagens que que precisem chegar até os colaboradores.

Sua importância vai além apenas de informar, uma vez que influencia o engajamento dos funcionários, o alinhamento com os objetivos organizacionais e o contribui com o clima interno da empresa. 

Existe vários níveis de comunicação:

Comunicação descendente: nesse tipo de comunicação, as informações fluem de cima para baixo na hierarquia organizacional.

Comunicação ascendente: as informações fluem dos funcionários para a administração ou gerência.

Comunicação horizontal: envolve a troca de informações entre funcionários do mesmo nível hierárquico ou de departamentos diferentes.

Comunicação informal: essa forma de comunicação ocorre naturalmente no ambiente de trabalho, fora das estruturas formais.

Comunicação de crise: quando ocorrem situações de crise, como desastres naturais, incidentes de segurança ou problemas de relações públicas.

Comunicação estratégica: envolve a transmissão de informações relacionadas à visão, missão e estratégia da empresa.

Cada nível de comunicação precisa estar alinhado com um objetivo definido pelos responsáveis pelo setor (Recursos Humanos/Comunicação) e devem ter um conteúdo claro e objetivo para que todos os colaboradores entendam essa mensagem.

Como a comunicação interna pode beneficiar a empresa?

A comunicação interna tem uma função essencial na dinâmica do ambiente de trabalho, pois ela é responsável por deixar a informação clara, concisa e objetiva. 

Sem uma comunicação interna estruturada, a empresa corre o risco de enfrentar diversos problemas que têm o potencial de prejudicar a relação entre os diversos níveis de colaboradores, resultando em um ambiente profissional de desavenças e desconfiança.

Antes de tudo, é preciso definir um Plano de Comunicação Interna que deverá ser executado, quais canais a empresa utilizará para se comunicar, o tom da mensagem e qual setor será responsável por essa tarefa.

A seguir, confira alguns benefícios que uma comunicação interna estruturada pode proporcionar a sua empresa:

Engajamento dos funcionários: uma comunicação interna eficaz mantém os colaboradores informados e envolvidos nas atividades da empresa, tornando-os mais motivados e comprometidos.

Alinhamento de objetivos: ajuda a garantir que todos compreendam os objetivos e metas da organização, contribuindo para um esforço conjunto na busca de resultados e na criação de uma cultura organizacional.

Melhora o clima organizacional: mantém todos os funcionários em harmonia, garantindo que as informações sejam compreendidas uniformemente em toda a organização, consequentemente melhorando as relações de trabalho.

Canais de comunicação interna

Para que a comunicação interna seja assertiva é preciso utilizar os canais de comunicação certos e que mais se adequam a necessidade da empresa. A seguir, conheça alguns canais de comunicação interna mais utilizados pelas empresas.

E-mail: o e-mail ainda é uma ferramenta de comunicação interna amplamente utilizada. As empresas podem manter uma comunicação mais assertiva e oficial por meio desta ferramenta.

Intranet: é uma rede interna baseada na web, que permite o compartilhamento de informações, documentos, políticas e notícias com os colaboradores. 

Mural Informativo: um quadro fixo instalado em um local de grande circulação ou digital, usado para comunicar notícias, eventos e informações importantes que precisam ser massificadas. 

Reuniões periódicas: reuniões regulares de equipe são uma maneira importante de manter os funcionários atualizados, promover a interação e a colaboração, e debater questões que precisam de uma comunicação mais direcionada. 

Boletins Informativos Internos: os boletins podem ser distribuídos regularmente (físico ou digital) para compartilhar atualizações, notícias da empresa, histórias de sucesso e outras informações relevantes.

Aplicativos de Mensagens Internas: aplicativos como Slack, Microsoft Teams, Google Chat e outras plataformas de mensagens internas são usados para comunicação em tempo real, compartilhamento de documentos, notícias, avisos e informações importantes. 

É importante selecionar os canais de comunicação interna de acordo com o objetivo da mensagem a ser transmitida. Muitas vezes, a combinação de canais pode ser a escolha mais eficiente para garantir que a comunicação funcione e chegue a todos os colaboradores. 

Concluindo

A comunicação interna desempenha um papel vital dentro das empresas que desejam criar uma cultura organizacional saudável e de sucesso. Ela não apenas transmite informações, mas também influencia no engajamento e na satisfação dos colaboradores.

Ao adotar diferentes tipos de comunicação interna e os canais adequados, as empresas podem fortalecer suas equipes, alinhar objetivos e criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e participativo.

Além disso, uma comunicação interna estruturada resulta em relações mais harmônicas e alinhadas, refletindo diretamente nos gestores, clientes e nos resultados financeiros das organizações.

Leia também: Pesquisa de clima organizacional: 5 benefícios para sua empresa

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Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.

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