Popup Example
Botão WhatsApp WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Por favor, insira seu nome.
Por favor, insira um email válido.
Por favor, insira um telefone válido.

Organizações devem focar em habilidades, não em funções, aponta pesquisa

Novas habilidades se tornam cruciais para o sucesso organizacional.

Um pesquisa global da McKinsey intitulada The State of AI in 2024 , sugere que as empresas precisam repensar suas estratégias de gestão de talentos, focando mais em habilidades do que em funções predefinidas. À medida que a Inteligência Artificial (IA) avança, particularmente a IA generativa, as fronteiras entre as funções tradicionais tendem a se confundir.

Novas habilidades se tornam cruciais para o sucesso organizacional, com a IA não eliminando, mas transformando funções de trabalho. Por exemplo, no desenvolvimento de software, as tarefas de engenheiros e gerentes podem se fundir, criando o papel de “desenvolvedor de produtos”, unindo habilidades de codificação e gestão.

A gestão de talentos, por sua vez, deverá ser adaptada, mudando o foco de abordagens rígidas para um modelo flexível baseado em competências. Ferramentas de IA poderão mapear as habilidades já presentes na empresa, identificar lacunas e personalizar trilhas de requalificação para os funcionários. Essa flexibilidade será essencial para garantir que as organizações estejam preparadas para as mudanças no mercado de trabalho e para a integração das novas tecnologias.

Além disso, a forma como as empresas buscam talentos deve passar por uma transformação. A McKinsey ressalta a importância do planejamento estratégico da força de trabalho e de recursos contínuos de aprendizagem. Para garantir o desenvolvimento eficaz, será necessário um cuidado especial com os programas de aprendizado. Enquanto especialistas orientam os mais juniores, o envolvimento contínuo é essencial para evitar riscos de aprendizado superficial.

Picture of Anderson Santos

Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.
Todos os post

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos gratuitos para potencializar a sua gestão de pessoas.

Baixe o nosso app

* Campos Obrigatórios

* Campos Obrigatórios