Gestão de férias – tudo que você precisa saber

Neste artigo, você vai aprender o que é a gestão de férias, o que diz Consolidação das Leis do Trabalho- CLT a respeito, e como implementar uma gestão eficiente que beneficie tanto a empresa quanto seus colaboradores.
Neste artigo, você vai aprender o que é a gestão de férias, o que diz Consolidação das Leis do Trabalho- CLT a respeito, e como implementar uma gestão eficiente que beneficie tanto a empresa quanto seus colaboradores.

As férias são um período essencial para o descanso e a recuperação dos colaboradores, permitindo que eles voltem ao trabalho revigorados e prontos para enfrentar novos desafios na empresa.

No entanto, para que esse processo ocorra de forma tranquila e organizada, é fundamental uma boa gestão de férias que atenda aos anseios do colaborador, da empresa e esteja em conformidade com a lei.

A gestão de férias é uma atividade importante do setor de Gestão de Pessoas que precisa ter processos estruturados para que essa atividade ocorra de forma organizada e realmente traga benefícios para o colaborador e não atrapalhe o desenvolvimento das atividades da empresa.

Neste artigo, você vai aprender o que é a gestão de férias, o que diz Consolidação das Leis do Trabalho- CLT a respeito, e como implementar uma gestão eficiente que beneficie tanto a empresa quanto seus colaboradores.

O que é Gestão de Férias?

A gestão de férias é o processo de planejamento, concessão e acompanhamento das férias dos colaboradores de uma organização. Ela envolve a definição de políticas claras, o cumprimento das regulamentações trabalhistas e a comunicação eficaz com a equipe.

Uma gestão eficiente de férias assegura que os colaboradores tirem o tempo merecido para descanso, enquanto a empresa mantém sua operação funcionando sem contratempos.

Para que isso ocorra da melhor maneira possível, o departamento pessoal precisa fazer um planejamento estratégico para garantir que cada solicitação de férias seja atendida em conformidade com a legislação trabalhista vigente. Além de garantir que esse processo seja claro e sistemático.

O que diz a legislação sobre as férias?

O direito às férias é determinado pela Constituição Federal, mais precisamente no Art. 7º:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XVII – gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

Para usufruir desse direito, o colaborador precisa se enquadrar no que diz os artigos 129 e 130 da CLT: todo colaborador tem direito a um período de férias anual remunerado, após cada período de 12 meses de trabalho. 

Esse período de férias deve ser de, no mínimo, 30 dias corridos, mas pode ser fracionado em até três partes, desde que uma delas tenha pelo menos 14 dias, e as demais, pelo menos, cinco dias cada. 

Essa definição dos períodos de férias deve ser feita com o empregador e acordada da melhor maneira possível para que nem a empresa e nem o colaborador tenha prejuízos.

A CLT também define que o pagamento das férias deve ser feito até dois dias antes do início do período de descanso.

Outro detalhe importante é que as férias não podem ter sua data de início em dois dias antecedentes a um feriado ou do dia de descanso semanal remunerado (DSR) e o colaborador deve ser comunicado com 30 dias de antecedência sobre a concessão. 

É importante também que o setor de Gestão de Pessoas fique atento ao período indenizatório, caso o colaborador não tire suas férias dentro do período concessivo. Isso acarreta remuneração em dobro das férias, conforme a Súmula nº 81 do TST. 

Também é preciso observar que a quantidade de faltas injustificadas no trabalho influencia na hora de calcular as férias. Confira na tabela abaixo o que diz a CLT:

Nº de faltas sem justificativaDias de férias
5 dias30 dias
6 a 14 dias24 dias
15 a 23 dias18 dias
24 a 32 dias12 dias

Como fazer uma gestão de férias eficiente

Como mencionado no tópico anterior, as férias possuem uma série de detalhes que o gestor de pessoas precisa ficar atento para que não ocorra erros que possam ferir o que determina a lei. 

Por isso é importante uma gestão de férias eficiente é benéfica tanto para a empresa quanto para os colaboradores. A seguir confira algumas dicas para que esse processo seja feito com eficiência na sua empresa:

Política de férias clara

Estabeleça uma política de férias transparente que explique como as férias são solicitadas, aprovadas e agendadas. Certifique-se de que todos os colaboradores tenham acesso a essa política.

Comunicação Eficiente

Mantenha os colaboradores informados sobre a política de férias e qualquer alteração relevante. A comunicação aberta e eficiente reduz mal-entendidos e frustrações.

Registros Precisos

Mantenha registros precisos de todas as férias concedidas e garanta que os colaboradores retornem ao trabalho conforme o planejado.

Respeito ao Planejamento

Sempre que possível, leve em consideração as preferências dos colaboradores ao agendar férias. Isso ajuda a garantir que todos possam aproveitar o período de descanso ao máximo, sem prejuízo das atividades.

Utilize um software de gestão de pessoas

Utilize um software de gestão  de pessoas com módulo de férias, como o QuarkRH, para automatizar todo o processo. Isso economiza tempo, reduz erros e torna a gestão de férias mais eficiente na sua empresa.

Concluindo

Uma gestão de férias eficiente é essencial para garantir que os colaboradores tenham o tempo de descanso merecido e a empresa mantenha suas operações funcionando sem contratempos. 

Seguir as normas da CLT e implementar boas práticas de gestão de férias ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Além disso, com o auxílio de ferramentas modernas, como o QuarkRH, a gestão de férias pode ser simplificada e otimizada.

Leia também: FGTS Digital – Tudo que você precisa saber!

Gestão de férias – O QuarkRH tem! 

Você sente dificuldades em fazer uma gestão de férias eficiente na sua empresa? 

Sabemos que são muitas tarefas diárias e, às vezes, fica difícil acompanhar as diversas planilhas do setor. Mas com o módulo Férias do QuarkRH, você terá um sistema completo para o controle fácil e intuitivo das férias dos colaboradores.

Tenha acesso a recursos como:

✅Registro de férias;

✅Calendário de solicitação de férias;

✅Solicitações de férias;

✅Relatórios: histórico de férias, cronograma, mapa de férias;

✅Mais 180 funcionalidades.

Ganhe a liberdade de um setor de gestão de pessoas totalmente automatizado e acessível com o QuarkRH!

Solicite agora uma demonstração gratuita ou fale com um de nossos consultores!

Picture of Anderson Santos

Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.

Todos os post

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos gratuitos para potencializar a sua gestão de pessoas.

Baixe o nosso app

* Campos Obrigatórios

* Campos Obrigatórios