Benefícios para o colaborador: saiba quais sua empresa pode oferecer 

Neste artigo, você vai explorar a importância dos benefícios para o colaborador e para a empresa, além de descobrir os tipos que podem ser oferecidos como parte da estratégia de captação e retenção.
Neste artigo, você vai explorar a importância dos benefícios para o colaborador e para a empresa, além de descobrir os tipos que podem ser oferecidos como parte da estratégia de captação e retenção.

Em mundo dinâmico e altamente competitivo, as organizações que querem se destacar no mercado estão sempre em busca de profissionais qualificados, dedicados e que se conectem com os valores da empresa. Os benefícios para o colaborador é uma oportunidade para atrair talentos engajados.

Dessa forma, a atração e retenção de talentos no mercado de trabalho se tornaram uma atividade importante do setor de Recursos Humanos, que precisa criar estratégias para atrair cada vez mais profissionais especializados.

Um dos atrativos mais importantes que a empresa pode oferecer, são os chamados benefícios do colaborador, que desempenham um papel crucial na satisfação e no engajamento no ambiente de trabalho.

Por isso, é importante que as empresas saibam criar estratégias de benefícios que possam transformar a relação entre empresa e colaborador em uma parceria benéfica para ambas as partes.

Neste artigo, você vai explorar a importância dos benefícios para o colaborador e para a empresa, além de descobrir os tipos que podem ser oferecidos como parte da estratégia de captação e retenção.

Aproveite a leitura!

Importância de oferecer diferentes tipos de benefícios para o colaborador

Os colaboradores modernos valorizam não apenas a remuneração, mas também o que as empresas oferecem além dela. Do plano de saúde ao desenvolvimento profissional, a carta de benefícios tornou-se uma ferramenta essencial para empresas que querem comunicar seu compromisso com o bem-estar e a realização pessoal de seus colaboradores.

A oferta de benefícios transcende uma mera estratégia de recursos humanos; ela é crucial para compreender e abordar as necessidades e aspirações dos colaboradores, destacando a empresa em um mercado competitivo.

Além disso, contribui para criar ambientes de trabalho que retêm profissionais, fundamentais para a realização da missão, valores e objetivos da organização.

Tipos de benefícios para o colaborador

Os benefícios oferecidos aos colaboradores podem ser divididos em duas categorias: os benefícios obrigatórios e os opcionais.

Os obrigatórios são aqueles essenciais e invariáveis que toda empresa precisa oferecer, pois eles são são assegurados pela legislação cabível (Consolidação das Leis do Trabalho) e também por convenção ou acordos coletivos de determinadas categorias.

Podemos citar como exemplo: horas extras, vale-transporte,13º salário, férias remuneradas, licenças, repouso semanal remunerado, FGTS, adicional de férias, entre outros).

Já os benefícios opcionais são aqueles que a empresa optou por oferecer como parte da sua estratégia de valorização do colaborador, atraindo e retendo os profissionais mais qualificados e alinhados com o propósito da empresa.

A seguir, você vai descobrir os benefícios opcionais mais oferecidos pelas empresas.

Benefícios opcionais

Auxílio alimentação (vale-alimentação e vale-refeição)

Esses dois benefícios para o colaborador não são determinados por lei, contudo quando existe convenção coletiva registrada, eles passam a ser obrigatórios e não opcionais. Muitas empresas utilizam o vale-alimentação/refeição como estratégia para retenção de colaboradores.

Esses benefícios podem ser oferecidos por meio de cartão ou dinheiro e muitas vezes fazem parte do programa de Governo denominado PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que tem o objetivo de contribuir com a melhoria das condições nutricionais dos trabalhadores visando à promoção de sua saúde e prevenção das doenças profissionais.

Outra diferença entre os benefícios é que o vale-alimentação deve ser usado para adquirir gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais para esse fins, como supermercados, hipermercados, quitandas e etc.

Já o vale-refeição deve ser usado para adquirir alimentação pronta em restaurantes, lanchonetes, padarias e etc.

Auxílio saúde

Um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores é o auxílio saúde que pode ser disponibilizado por meio de plano de saúde ou plano odontológico ou ambos. Oferecer assistência médica de qualidade não apenas promove o bem-estar dos colaboradores, mas também demonstra o compromisso da empresa com a saúde e o cuidado da sua equipe.

Nesse tipo de benefício, a empresa pode optar por custear integralmente o plano de saúde ou arcar com determinada porcentagem, descontando uma parte direto do salário do colaborador.

Vale-cultura

Um benefício destinado a proporcionar ao colaborador formas de incentivo à cultura por meio da atribuição de recursos para entretenimento e lazer.

Com o vale-cultura, os colaboradores podem adquirir livros, ingressos de cinemas, teatros, shows e diversos outros produtos culturais.

Auxílio Educação

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores, por meio do auxílio educação, é uma estratégia valiosa para a empresa, além de ser um benefício que contribui diretamente para a satisfação dos funcionários.

Com esse benefício, o colaborador pode utilizar os recursos para a qualificação profissional, adquirindo cursos, participando de workshops e eventos educacionais que contribuirão para a melhora das atividades desenvolvidas no seu setor.

Auxílio combustível

O auxílio combustível é um benefício para o colaborador que surge como alternativa ao vale-transporte, pois ele tem a finalidade de oferecer recursos para o deslocamento do trabalhador até a sede da empresa.

Esse benefício é muito visado por colaboradores que possuem transporte próprio, não tendo a necessidade de solicitar o vale-transporte. Assim, o colaborador pode utilizar o recurso para abastecer seu carro, facilitando seu deslocamento até a empresa.

Incentivo a exercícios físicos

A saúde física do trabalhador também é um ponto muito importante para as empresas, por isso muitas delas oferecem algum tipo de incentivo para que o colaborador busque realizar algum tipo de atividade física.

Isso pode ser feito por meio de parcerias com academias e aplicativos fitness, como o Gympass, que oferecem desconto e incentivos para que o colaborador passe a utilizar o serviço e inicie uma vida mais saudável.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Muitas empresas optam por oferecer o benefício de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que envolve compartilhar os ganhos financeiros da empresa com seus colaboradores.

Esse benefício proporciona uma conexão direta entre o desempenho individual e o sucesso coletivo, incentivando o engajamento e o senso de responsabilidade dos colaboradores.

Auxílio Home Office

Esse tipo de benefício para o colaborador pode ser concedido pelas empresas a colaboradores que trabalham no regime de teletrabalho ou home office.

Neste tipo de benefício, a empresa fornece recursos para que o colaborador possa pagar contas da sua residência como internet, energia elétrica, água, telefone.

Leias também: Pesquisa de clima organizacional: 5 benefícios para sua empresa

Concluindo

Em um cenário competitivo de recrutamento e retenção de talentos, os benefícios para o colaborador oferecidos pelas empresas desempenham um papel crucial para se destacar no mercado.

A empresa precisa estar atenta às tendências e ir além dos benefícios tradicionais, personalizando auxílios que atendam às necessidades e desejos específicos dos colaboradores.

Essa estratégia não só atrai talentos, mas também promove um ambiente de trabalho onde a satisfação e o engajamento são prioridades.

Ao investir nos benefícios certos, as empresas não apenas garantem a atração de talentos qualificados, mas também cultivam uma cultura organizacional de sucesso e centrada no colaborador.

Gestão de benefícios facilitada com o QuarkRH

A gestão de benefícios pode ser desafiadora para o DP, pois muitos deles estão ligados a quantidade de dias trabalhados e também aos dependentes dos colaboradores, o que exige atenção para que os cálculos sejam precisos.

O QuarkRH é uma solução completa para a gestão de pessoas da sua empresa e possui um módulo dedicado à administração dos benefícios oferecidos pelas organizações.

Com o nosso software, essa atividade pode ser feita de forma intuitiva e ágil, garantindo uma gestão de benefícios controlada, simplificada e otimizada.

Confira os recursos do módulo benefícios:

  • Cadastrar benefícios associados ao colaborador e seus dependentes;
  • Definir os tipos de benefícios disponíveis como: plano de saúde, auxílio alimentação, auxílio transporte, entre outros;
  • Calcular os benefícios totais do colaborador;
  • Descontar as ausências, férias e faltas.

Além disso, o QuarkRH possui mais de 180 funcionalidades que englobam DP+RH+Ponto+assinatura eletrônica com validade jurídica.

Solicite agora uma demonstração gratuita ou fale com um de nossos consultores!

Picture of Anderson Santos

Anderson Santos

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN e pós-graduação em Marketing Estratégico pela Universidade Potiguar. Atuo nas áreas de comunicação, endomarketing, marketing digital, produção de conteúdo, copywriting e redação focada em SEO.

Todos os post

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos gratuitos para potencializar a sua gestão de pessoas.

Baixe o nosso app

* Campos Obrigatórios

* Campos Obrigatórios